Sign my guestbook, pawease!! :)

terça-feira, 10 de junho de 2008

Ansiedade de separação




Estranho, né? Imaginam um cão a sofrer de uma coisa chique e foneticamente trabalhada como ansiedade de separação? Pelos vistos é uma realidade. Basicamente, trata-se de um estado de ansiedade que o cão manifesta quando o dono sai de casa ou se afasta durante um tempo. Como é que o cão manifesta esta ansiedade? Bom, basicamente, com comportamentos destrutivos, roendo, mordendo e, ás vezes, até fazendo uns xixis e uns cócós inopinados por aqui e por ali (normalmente em sítios onde não era suposto fazer, claro); também é normal o cão começar a ganir, arranhar as portas, ladrar ininterruptamente ou, no caso dos sortudos que têm jardins à diposição, cavar buracos como se quisessem entrar no guiness.

Bom, eu queria evitar isto tudo. Nos primeiros dias, obviamente, a Pipa reagiu mal quando lhe fechávamos a porta da cozinha para dormir ou para sair de casa de manhã.

Cedo nos demos conta que na marquise, grande mas sem acesso à cozinha, ela ficava muito ansiosa... nas primeiras duas noites ganiu, ganiu, ganiu... quando decidimos abrir a porta que dá acesso á cozinha durante a noite, ela acalmou e passámos a fazê-lo também durante o dia. O medo: que ela destruísse coisas a mais na cozinha. Tratava-se agora de tentar evitar o estado de excitação e nervosismo provocado pela nossa saída.

O melhor conselho: nos 5 minutos antes da saída ou nos 5 minutos depois da chegada, não liguem ao cão. Eu sei, custa, tá ali um cachorrinho lindo, de um lado para o outro, aos saltos, louco de alegria por ver os donos. Mas, se lhes fizerem festas nesta altura, estarão, basicamente, a premiar este comportamento e este estado de excitação. por isso, façam um esforço e, antes de sair e depois de entrar, ignorem o estado de excitação do cão. Assim que ele acalmar, façam-lhe todas as festinhas que puderem. Rapidamente ele vai perceber que só quando ficar calmo tem a atenção do dono.

Podem ver aqui, aqui e aqui mais informação sobre a coisa.

Pipa's promise :o)






Sem comentários: